quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Parte XIV - ELENCO DA COMPANHIA DE ZILCO RIBEIRO


Zilco Ribeiro competia na  época, com Walter Pinto no Teatro Recreio e Carlos Machado nas Boates Night and Day, situada no centro e Casa Blanca, na Praia Vermelha.

No Teatro Follies em Copacabana, ele tornou-se absoluto na seleção de roteiros, escritos por Mário Meira Guimarães, ex-professor do colégio Pedro II,  que abandonou a cátedra e passou a se dedicar ao teatro de revista, na composição de excelentes textos e letras musicais.

Zilco Ribeiro, também soube selecionar para atração de seus espetáculos, as figuras mais talentosas e de maior destaque da época.

No elenco de sua Companhia Teatral incluíam-se bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Vedetes consagradas e as mais belas figuras de moças e rapazes que constituíam o corpo de figurantes e Girls



Zilco Ribeiro competia na  época, com Walter Pinto no Teatro Recreio e com Carlos Machado nas Boates Night and Day, situada no centro e Casa Blanca, na Praia Vermelha.

No Teatro Follies em Copacabana, ele tornou-se absoluto na seleção de roteiros, escritos por Mário Meira Guimarães, ex-professor do colégio Pedro II,  que abandonou a cátedra e passou a se dedicar ao teatro de revista, na composição de excelentes textos e letras musicais.

Zilco Ribeiro também soube selecionar para atração de seus espetáculos as figuras mais talentosas e de maior destaque da época.
No elenco de sua Companhia Teatral incluíam-se bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, vedetes consagradas e as mais belas figuras de moças e rapazes que constituíam o corpo de figurantes e Girls.


Nélia Paula


Nélia Faria (Nélia Paula) nasceu na Argentina no ano de 1930, ainda menina veio com Sua formosura e carisma, logo despertou atenção seus pais para Niterói onde passou a residir durante a juventude.

Na exuberância de seus 22 anos, ela atuou ao lado do excepcional ator cômico, Walter D’Ávila, na revista “Olha o Pixe”.

Uma bela criatura que eu sempre admirei, seu semblante irradiava um sorriso franco, muitas vezes não contido em cena ao contracenar com a figura de Walter D’Ávila, a qual lhe provocava ataques de riso.

Nélia somente demonstrava  irritabilidade quando discutia com seu namorado, o ator cômico Colé Santana.

Certa vez, quando atacada de profunda ira, por não poder o alcançar o Colé com uma porrada, Nélia desferiu um murro contra a vidraça da porta de entrada do teatro, cujos estilhaços me alcançaram e me deixaram uma pequena cicatriz em minha mão esquerda.

Nélia Paula viveu seus últimos anos hospedada no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá. Lá ela faleceu ao completar 72 anos. 



Colé Santana


Colé Santana descende de uma família de artistas de Circo, a Família Santana.


Ele nasceu em 1919,  durante uma turnê no interior paulista, quando seus pais, Francisco e Hermengarda, uma dupla caipira circense ”Os Percines”, apresentavam-se na cidade de Cruzeiro, Estado de São Paulo.

Aos 12 anos estreou como auxiliar de palhaço no Circo Dudu e recebeu o apelido de Picolé.

Nos idos de 1940  foi descoberto por Jardel Jércolis e estreou como integrante da Companhia, onde conheceu a atriz Celeste Aída, com quem se casou e formou dupla “Colé & Celeste Aída”, que se tornou famosa na época, que perdurou até a separação.

Conheceu Nélia Paula e por ela se apaixonou. Uma relação tumultuada por frequentes brigas, muitas delas engraçadas. Diante das ameaças da temperamental Nélia Paula,  Colé  refugiava-se no banheiro até que os ânimos se acalmassem.

A relação não durou e Colé se enamorou com a atriz Lilian Fernandes, dessa relação nasceu uma menina.
Nessa época o casal habitava um apartamento de frente com o Teatro Follies e Colé convidou-me para conhecer a linda menina que havia nascido.

Colé brilhou como um dos maiores atores cômicos do país, cuja experiência foi adquirida através da herança circense, como ator no Teatro de Comédia, no Rádio, no Cinema e, sobretudo no Teatro de Revista, onde atuou com enorme sucesso até os seus últimos dias, quando faleceu em 2000.




Walter D'Ávila










CONTINUA

2 comentários:

david barata disse...

Parabéns,por manter viva a história do teatro de revista suas vedetes e seus atores.

David Barata disse...

Espreo ver foto de joana D'Arc,a vedete "escultural".Abração.