quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Parte - VI - Teatro Experimental do Negro

MERCEDES BAPTISTA 
 Estrela Máxima da Dança no Brasil

Mercedes Ignácia da Silva Krieger - 1921


Mercedes Ignácia da Silva Krieger, Mercedes Baptista, nasceu em 1921, no município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro.
De origem humilde, ainda jovem, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, onde inicialmente trabalhou como empregada doméstica, posteriormente  numa gráfica e em seguida, e numa fábrica de chapéus.

Mercedes Baptista, também trabalhou como bilheteira de cinema; nesse período se impressionou com os filmes que assistia, os quais a motivaram para a dança.

Eros Volúsia - Musical em 1937

Ao início de 1940, Mercedes Baptista  iniciou seu projeto com a famosa bailarina de clássico e dança folclórica,  Eros Volúsia.


Eros Volúzia Machado - 1914 - 2004

Ingressou na Escola de Dança do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde aprimorou sua arte com os principais mestres da época: Yuco Lindberg e Vaslav Veltchek.
Em 1947, Mercedes Baptista foi admitida como bailarina profissional no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tornando-se assim a primeira mulher negra a ingressar como bailarina nesta casa de espetáculos.

Durante essa sua nova fase, Mercedes Baptista percebeu o preconceito racial que predominava no teatro, já que poucas vezes era solicitada para as apresentações no palco.

Mercedes Baptista e Valter Ribeiro 
Gafieira Estudantina Musical -  RJ - 1960

Não conformada com o preconceito que imperava na época, Mercedes Baptista amadureceu sua consciência política e se engajou no principal movimento de luta contra o preconceito e o racismo; ingressou para o grupo do TEN - Teatro Experimental do Negro, liderado por Abdias Nascimento.

Em 1948, Mercedes Baptista foi eleita a Rainha das Mulatas e, em 1950, ingressou no Conselho de Mulheres Negras.
Maria Katherine Dunham - 1909 - 2006

Katherine Dunham,  dançarina americana, coreógrafa, compositora, autora, educadora e ativista na luta contra o racismo, era reconhecida mundialmente como:
 "Mãe - Rainha - Matriarca da Dança Negra". 
Mercedes Baptista, em 1950, foi convidada por Katherine Dunham e conquistou  uma bolsa de estudos em Nova York. De volta ao Rio de Janeiro, fundou o Ballet Folclórico Mercedes Baptista, um elenco formado exclusivamente por bailarinos negros, dedicados à divulgação da cultura afro-brasileira. O Grupo conquistou  notoriedade quando  se apresentaram em turnês pelos quatro cantos do mundo.
Com o prestígio conquistado, Mercedes Baptista introduziu como disciplina a dança afro-brasileira, na Escola de Dança do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
A partir de 1960, Mercedes Baptista, foi responsável pela coreografia do desfile de escolas de samba, estreou com os Acadêmicos do Salgueiro, para o tema "O Quilombo dos Palmares".
Mercedes Baptista coreografou para cinema, televisão e teatro; ministrou  cursos em Nova York e na Califórnia. 
Mercedes Baptista - em 2010 

Em 2007 foi lançado o livro "Mercedes Baptista" -a criação da identidade negra na dança -, de autoria de Paulo Melgaço da Silva Júnior, publicado pela Fundação Cultural Palmares.


A Companhia de Dança Afro, de Marlene Silva - 1987 - Teatro João Caetano - RJ
 Apresentou  "Raízes Africanas".
 Mercedes Baptista coreografou e dirigiu essa apresentação.

Nenhum comentário: