terça-feira, 1 de novembro de 2011

Parte - III - Teatro Experimental do Negro

TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO

Reservamos este capítulo, numa homenagem póstuma ao pioneiro na luta pelo reconhecimento da igualdade para os negros na sociedade brasileira.
Abdias Nascimento, um brasileiro, cujo talento soube revelar com a devida competência.  Era poeta, ator, dramaturgo, artista plástico e militante político, incansável defensor dos direitos dos negros em nosso país. 

Abdias Nascimento  (1914 - 2011)

Abdias Nascimento
Cronologia de um dos mais destacados agitadores 
 políticos e culturais na história de nosso país:

-1930, em São Paulo, Abdias do Nascimento ainda jovem com 16 anos, dá início à militância política e integra a Frente Negra Brasileira.
-1942 período  da ditadura de Vargas, é preso em São Paulo e detido na penitenciária do Carandiru,  condenado por ter resistência à discriminação racial. Durante a prisão organiza um grupo de presos para a produção de textos e peças teatrais. 
-1944, cria no Rio de Janeiro o TEN-Teatro Experimental do Negro que durou até 1968.  
-1945, na estréia do grupo dirige a peça "O Imperador Jones", de O'Neill.
-1946, comemorando dois anos de fundação do TEN, interpreta com a atriz Cacilda Becker, o papel de Otelo, de William Shakespeare.
-1946, organizou a Convenção Nacional do Negro que propôs à Assembléia Nacional Constituinte de 1946, um conjunto de políticas públicas anti-racistas, definindo a discriminação racial como crime de lesa-pátria.
 -1947, dirige e atua contracenando com a atriz Ruth de Souza, na peça "O Filho Pródigo" de Lúcio Cardoso. Ruth de Souza, por seu desempenho  foi contemplada com o prêmio revelação.
-1948, atua como ator e diretor na peça "Aruanda", de Joaquim Ribeiro, uma abordagem sobre a religiosidade afro-brasileira. 
-1948, assume a direção do jornal "Quilombo", órgão de divulgação do grupo e de notícias de outras entidades do movimento negro. 
-1949, estréia com a peça "Filhos de Santo", de José de Morais Pinho.
-1949, promove a Conferência Nacional do Negro. 
-1950, promove o 1º Congresso do Negro Brasileiro.
-1952,escreve e apresenta o musical, "Rapsódia Negra". Constituida por numeroso elenco, do qual eu fui o iluminador. 
-1957, participa como ator na peça "Sortilégio" texto dramatúrgico de sua autoria e  dirigido por Léo Jusi.
-1961, publica o livro "Dramas para Negros e Prólogos para Brancos", coletânea de peças  nacionais sobre a cultura negra.
-1968, perseguido pela ditadura militar, parte para o exílio nos Estados Unidos, onde durante treze anos atuou como conferencista e professor universitário.
-1981, regressa ao Brasil e investe na carreira política, ingressa no PDT juntando-se a Darcy Ribeiro e Leonel Brizola.
-1982, organizou o III Congresso de Cultura Negra das Américas, realizado em São Paulo.
-1983, é eleito deputado federal, cujo mandato exerce até 1987. Através do projeto conquistou lei de ação compensatória, inclusive cotas, para a população afro-brasileira. 
-1991, assumiu a Secretaria Especial de Assuntos Afro-Brasileiros, no Governo de  Leonel Brizola, onde permaneceu até 1994.
-1997, Com o falecimento do senador Darcy Ribeiro, Abdias Nascimento que era o suplente, assume o mandato de senador da república, onde permaneceu até ao final do mandato, 1999.

Abdias Nascimento, nasceu em Franca, no estado de São Paulo a 14 de março de 1914; faleceu no Rio deJaneiro, no dia  24 de maio de 2011. 

Nenhum comentário: