sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Parte XIII - MAESTRO JOAQUIM NAEGELE - Homenagem


Capítulo XII

"SOCIEDADE MUSICAL FLOR DO RÍTIMO"
A Escola do Maestro Professor Joaquim Naegele 


Merece destaque o Maestro Joaquim Antônio Langsdorf Naegele, foi uma das mais ilustres personalidades que a história da música do Estado do Rio de Janeiro nos legou. 

Nascido a 02 de junho de 1899, em Santa Rita do Rio Negro, hoje Euclidelândia, 

Joaquim Naegele, desde menino dedicou-se  ao estudo da música, completando sua formação com o Maestro Francisco Braga. 


Em 1942, ele fundou a "Sociedade Musical Flor do Ritmo", situada no subúrbio da Piedade, transferindo-se em 1952 para o Méier.

Como emérito professor, contribuiu com a formação de várias gerações de instrumentistas, inclusive três de seus filhos, Kutz - (clarinete), Dalgio - (trombone) e Wagner - (trompete), que integraram a orquestra "Os Copacabana".

"Os Copacabana"

Alguns personagens ainda hoje merecem destaque, como o Wilson das Neves, Elza Soares, Zéca Pagodinho, Bezerra da Silva e muitos outros, iniciaram sua formação musical na escola "Flor do Rítimo", no subúrbio do Méier.

Maestro Joaquim Antônio Langsdorf Naegele, seu nome será sempre lembrado pela inestimável contribuição que prestou ao nosso país, dedicando sua vida, a formação musical de nossa juventude e a criação de inúmeras Bandas, sobretudo a internacionalmente conhecida, "Campesina Friburguense", onde ele atuou juntamente com seus tres filhos e prestou inestimável contribuição.


Também como militante político e patriota, lutou pelas causas mais nobres do nosso povo, destacando-se, sobretudo, como incansável defensor na campanha do "Petróleo é Nosso", nos anos de 1950.




Nesse período, estávamos engajados nas fileiras do PCB- Partido Comunista do Brasil e, em muitas ocasiões, exercemos tarefas, que nos renderam alguns dias de cadeia.


Joaquim Naegele foi vítima de injustas prisões e perseguições políticas, que o inspiraram na famosa composição, no dobrado "A Voz do Cárcere".

A cidade de Niterói rende singela homenagem ao grande maestro Joaquim Naegele, no Coreto do Parque São Bento encontra-se uma despercebida pelos passantes, uma placa de bronze.

O Mestro Joaquim Naegele faleceu em 03 de março de1986 quando iria completar 86 anos, sua memória, entretanto, continua a nos iluminar e permanece viva na história da música de nossa terra, cuja trajetória se apresenta como importante referencial para toda a juventude musical do Estado do Rio de Janeiro.
.

Orquestra Sinfônica "Campesina Friburguense" 

Executa o dobrado "Rio Qutrocentão"
Autoria do Maestro Joaquim Naegele





Nenhum comentário: