quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Parte XVI - TEATRO FOLLIES - 1953 - Apogeu


Zilco Ribeiro apresentou sua nova produção em 1953, com a apresentação da revista musical, “Mulheres Cheguei”.















Zilco Ribeiro
A vedete Nélia Paula, minha querida amiga e o veterano Colé Santana, então namorados, era a principal atração, precedidos por um elenco de revelações da maior qualidade.
Norbert atuava como coreógrafo, dançarino e figurinista e, Anilza Leoni  encantava o público ao interpretar uma canção de Paulo Soledade.




Mozart Régis (Pituca), nasceu em Florianópolis, aos16 anos iniciou sua carreira como sonoplasta e rádio-ator numa das rádios locais.
Em 1946  ingressou como estreante na Companhia Procópio Ferreira, a qual na época se apresentava em Florianópolis. O jovem Pituca se inscreveu e fez um teste, que foi aprovado pelo experiente  Procópio. Contratou Pituca  como novo ator comediante do elenco, que atuou durante alguns anos com muito sucesso.
Em 1950, Pituca fez um breve retorno a Florianópolis. Já em 1953 veio para o Rio de Janeiro e ingressou no teatro revista, na Companhia de Zilco Ribeiro.
Estreou em “Mulheres Cheguei” e revelou-se um excelente ator cômico, que o Zilco Ribeiro bem soube aproveitar e o manter como contratado durante todo o período de sua temporada no Teatro Follies.
Acompanhei de perto a trajetória desse brilhante ator, desde sua chegada ao Teatro Follies. Tornamo-nos amigos e durante alguns anos residimos no bairro de Vila Isabel e frequentamos o Parque do antigo Jardim Zoológico, onde aos finais de semana levávamos nossos filhos para o passeio matinal.  

Pituca nasceu no ano de 1926 e faleceu no Rio de Janeiro em 1995.


Ruy Cavalcanti vinha da Escola do Duse, de Paschoal Carlos Magno. Era um ator completo,  dotado de excelente voz, que empolgava a platéia com seus dramáticos monólogos.

Lafaiete Galvão era outro estreante, cuja carreira não perdurou.


Merece destaque a formosa e bela Eloína. Ela nos conta num depoimento em seu Blog, com suas próprias palavras:
 “O ano era 1953, quase fim de tarde, eu ia passando na Av. Copacabana em frente ao Teatro Follies no RJ, quando o empresário Zilco Ribeiro e o cômico Colé se aproximaram e perguntaram se eu gostaria de trabalhar no teatro, respondi que sim”...
“Fui convidada a segui-los até o palco onde conheci o coreógrafo Norberto.
Subi ao palco e fui ouvindo as orientações dos três.
Faria um desfile com outras girls num vestido longo enquanto Nélia Paula, a estrela cantava Risque de Ari Barroso, até aí tudo bem, depois com um biquíni amarelo, colarinho, luvas, bengala e sapatos brancos, mais uma cartola preta com uma fita branca seria a vez do sapateado. Norberto perguntou:
- Você sabe sapatear?.”
“Fiz a prova das roupas e desfilei pelo palco. Havia passado no teste. Estava contratada. Estrearia naquela noite! Nem acreditei...” “Se eu não estivesse passando na Av. Copacabana naquela hora, minha vida teria sido totalmente diferente e eu não teria vivido o que vivi nem sido o que fui, mas eu estava passando no lugar certo e na hora certa”.
Eloina foi uma estrela de muito sucesso em nosso país e em Portugal, sua segunda pátria, onde vive até hoje, cuja história vale à pena conhecer, um exemplo de mulher vencedora.
Através destas páginas tivemos a satisfação de reencontrá-la e dela recebemos recentemente um comentário, que sugiro que leiam. Basta clicar em “Apresentação”, onde ela em poucas palavras conseguiu nos contagiar com a sua emoção. 


Aguarde essa nova etapa de nossa história

Um comentário:

Eloina Ferraz disse...

Casimiro, este é o segundo comentário que faço sobre o teatro Follies, vc não gostou ? Lembrei do elenco com Isa Rodrigues , Rosemarie Sulquer, Jane di Marco e outras tantas que brilhavam em " Mulheres Cheguei ", que foi um dos sucessos da dupla Colé / Zilco Ribeiro , onde eu estreiei em 1953 Continue a nos brindar com suas recordações, que muito no encantam.