Apresentação - Manekolopp



Há 60 anos atuei como iluminador nos  teatros do Rio de Janeiro e nos últimos 20 anos  como operador webmaster, mas somente agora decidi escrever sobre o importante e representativo relato histórico da memória do teatro do Rio de Janeiro, entre a década de 1950/60.
Período profundamente marcante, no qual tive a oportunidade de participar ativamente, no convívio diário com os mais destacados personagens integrantes do teatro carioca.
Eu comandava prazerosamente os refletores de tons  cambiantes projetando luzes espectrais e difusas sobre os  palcos e ribaltas,  em cada espetáculo apresentado.
Eram luzes rigorosamente afinadas com a cena, sobretudo quanto à apresentação de números de dança, onde o andamento exige um sincronismo perfeito, entre a música e os demais protagonistas.
Foram momentos inesquecíveis, cujas lembranças remetem aqueles anos dourados, sobre os quais pretendo através deste Blog relatar com a máxima fidelidade possível, reunindo fotos e demais apontamentos acumulados em meus arquivos.

Aproveito esta oportunidade para sugerir aos eventuais visitantes que nos escrevam e comentem a respeito.
Advirtam-nos sobre possíveis equívocos ou colaborem com outras informações inerentes ao tema, sobretudo a respeito da história dos Teatros de Bolso.
Foram os Teatros de Bolso da zona sul do Riode Janeiro, os autênticos reveladores de inúmeros talentos, sobretudo os advindos da escola do Duse de Paschoal Carlos Magno e do Tablado de Maria Clara Machado.

Rio de Janeiro, novembro de 2011.

Manekolopp

10 comentários:

Paulo Afonso de Lima disse...

Meu Deus! Não é possível! Este seu blog existe mesmo?!? Se existe é a mais emocionante e verdadeira contribuição para a História recente de nosso Teatro! Parabéns amigo! Que este blog tenha vida longa!!!!!Como professor da CAL - Casa das Artes de Laranjeiras, farei o possível para que ele seja muito divulgado entre os nossos alunos! Parabéns!

*Manekolopp disse...

Prezado Mestre e Querido Maninho Paulo Afonso!
Com tamanho elogio tu acabas de me presentear neste Natal.
Tuas palavras representam para mim, o estímulo para que possa levar adiante essa minha derradeira empreitada.
Aguarda que vem muito mais por aí. Disponho de muita informação a respeito da História do Teatro do Rio de Janeiro, inclusive sobre o nosso querido maninho, Yan Michalski, sobre o qual dedicarei um capítulo.

Um detalhe: Eu e Yan Michalski, embarcamos no navio francês “Jamaique” rumo ao Brasil, eu embarcado em Lisboa e ele embarcado no porto francês do Havre.

Pretendo brevemente agendar uma visita a CAL, para obter se possível, maiores informações a respeito, inclusive algumas fotos que possam me fornecer.
Até lá te mando um beijão e o meu fraternal abraço.

Luiza Caetano disse...

Acabei de escrever um longo comentário que deve ter ídopara as urtigas. Meu querido amigo de sempre Manekolopo.

E porque é Natal o que venho dizer é que, o mesmo seja para ti e família um gesto diáriohabitado por mil presépios com tudo o que mais desejares, nomeadamente: Felicidade, Amor, Saúde e muitas prosperidades, continuadas por esse 2012 que seja realizdor.

beijinhos

Eloina Ferraz disse...

Caro amigo Casimiro, é difícil descreve a emoção de encontrá-lo depois de tantos anos! Parabéns pelo seu blog ,é a memória viva do nosso teatro de revista ! Estreiei na revista " Mulheres Cheguei " em 1953 , no teatro Follies em Copacabana , na Cia Zilco Ribeiro / Colé, a estrela era Nélia Paula e o meu nome era Lena Lage, rsrsrsrs . Atualmente moro em Sobreda da Caparica em Portugal com meu marido , um ex-namorado , que me conheceu em 1969, quando trabalhei em Lisboa no teatro Variedades. Moramos juntos um ano 69/70. Agora, depois de 40 anos , ele me encontrou na Internet . Foi ao Brasil me buscar, nos casamos e aqui estamos nesta terra maravilhosa que é Portugal.Como vc pediu já falei bastante de mim, mil bjs, Eloína Ferraz.

*Manekolopp disse...

Querida Estrela Eloina, fiquei imensamente feliz com esse nosso reencontro e saber que estás muito bem com a vida que o destino reservou para ti. Uma bela história que me comoveu.
Tu encontraste a paz na bela Sobreda da Caparica em Portugal, a tua segunda pátria.
Eu nasci em Braga, quem sabe se algum dia, ainda eu chegue por aí para brindar contigo e teu eterno namorado, e, saborear na fonte os maravilhosos vinhos da minha terra.
Beijocas pra tu e um fraterno abraço no teu companheiro.

Aníbal Bragança disse...

Caro Maneko,
seus registros da história do teatro são uma bela contribuição para todos os que querem saber mais da vida cultural do Rio de Janeiro.
Parabéns.
Votos de muito sucesso a você e a seu trabalho.
Forte abraço,
Aníbal

renato disse...

Parabéns pela iniciativa! O seu blog é uma bela forma de revelar aos mais jovens um momento importante da história cultural brasileira. Além disso, seu blog é um execelente ponto de encontro de pessoas interessantes e interessadas. Vá em frente!

Vilma Gotelipe disse...

Seu blog me faz voltar no tempo até do Teatro de Arena na rua Siqueira Campos lembra-se?
Lá se vão mais ou menos sessenta anos.
Amo teatro e terei muito prazer em acompanhar seus sábios comentários.
Tentarei divulgar o máximo que puder.
Beijos no seu coração.
Vilma.

Aleth Carneiro Leão disse...

Amigo Casimiro,
acabo de visitar seu blog, realmente você tem muita história para contar. Você é a memória viva do Teatro Revista do Rio de Janeiro.
Beijos da sua amiga,
Aleth (na época, Aleth de Carvalho Assenço)

David Barata disse...

Amigo,respondendo sua pergunta.As revistas que joana D'Arc auou no Jardel ,que eu tenha registro foram:Você que é feliz primo,Que espeto seu Felispeto e Mulheres na praça.Abração gualquer outra infomação,disponha.